free web hosting | website hosting | Business Hosting | Free Website Submission | shopping cart | php hosting

A Lousã e o Turismo

 

O Concelho da Lousã está situado no distrito de Coimbra (26Km) e é constituído por 5 freguesias - Lousã, Casal de Ermio, Foz de Arouce, Serpins e Vilarinho - ocupa uma superfície de 139, 16 Km2, à qual corresponde um impressionante contraste paisagístico.

Quase 1/3 do concelho estende-se por parte da serra da Lousã, que marca a extremidade sudoeste do mais importante bloco montanhoso do país, a Cordilheira Central, donde sobressai um dos pontos mais altos do centro de Portugal, o chamado Alto do Trevim (1204m).

O rio Arouce encaixa-se verdadeiramente na serra, criando um vale profundo com vertentes abruptas na maior parte do percurso montanhoso.

Enquanto um pouco mais dos outros 2/3 do concelho ocupam as terras baixas de parte da bacia da Lousã onde, é possível distinguir quatro tipos de paisagens diferentes. Salienta-se a bacia topográfica da Lousã onde se situa a vila do mesmo nome, sede do concelho, com altitudes entre os 100 e os 190 m, é constituída por solos aluviais e por terraços fluviais. Além da bacia, há colinas sedimentares, mais ou menos cascalhentas, às vezes apenas gresosas, de altitudes variadas, relacionadas, a norte com o principal rio da região, o Ceira, que, vindo de longe, da serra de S. Pedro de Açor, entra no concelho com uma forma espectacular, o canhão quartezítico da senhora da Candosa (encaixe de cerca de 100 m de profundidade, apertado, com rápidos).

Finalmente, a Serra de Sacões, que quase atinge os 600 m de altitude, e estabelece o limite oriental do concelho.

As características gerais do clima da área são as mesmas que se verificam por todo o centro litoral do país, temperaturas médias anuais oscilam pelos 15 - 16ºC, sendo quentes os Verões (20 - 25ºC) e suaves os invernos ( 8 - 11ºC).

Apesar de relativamente escassa podemos encontrar na vegetação característica da região o carvalho português, sobreiro, medronheiro, castanheiro e plantas odoríferas. No entanto, por todo o lado, exceptuando os locais mais elevados da serra, há espécies vegetais que sugerem o clima mediterrâneo, no meio de outras introduzidas pelo homem, como o pinheiro bravo.

Nas vertentes da serra que com uma forte cobertura arbustiva, sobressaem giestas e tojos, podem ainda, ver-se, além do pinheiro bravo espécies arbóreas de características diversas, como acácias, cedros, bétulas, pinheiros nórdicos, etc..

Tanto o Ceira como o Arouce, seu afluente, respondem rapidamente às chuvadas mais fortes e apresentam caudais relativamente importantes durante o Inverno e a Primavera.

As pequenas Aldeias da Serra (Candal, Cerdeira, Casal Novo, Talasnal, Chiqueiro, Vaqueirinho, Catarredor) foram-se despovoando progressivamente e, em muitas delas tornaram-se frequentes as casas em ruínas e os campos abandonados, de espectaculares características paisagísticas. Com efeito, os seus habitantes, sempre sentiram necessidade de descer às terras baixas da bacia e de se fixar, em especial, na vila. A emigração que, nos anos 60 se encaminhou, preferencialmente, para a Europa (França Alemanha e Luxemburgo), na segunda metade do século XIX, havia-se encaminhado para o Brasil.

A agricultura é, sem dúvida, a principal actividade das gentes de toda a região, mas predomina na bacia topográfica da Lousã, nas proximidades da vila, e ao longo do vale do Ceira e das ribeiras suas afluentes. Quando se sobe um pouco pelas estradas da Serra e se olha para a bacia, vê-se, claramente, a densidade de ocupação do espaço salientando-se as construções, as hortas, os olivais e os pinhais em contraste de rara beleza.

A oliveira, abundante, encontra-se integrada numa agricultura intensiva em que o milho e o feijão alternam, no tempo, com a batata ou com o prado; os produtos hortícolas, muito variados, estão, de preferência, nas áreas mais ricas em água, antigamente extraída pelo tradicional sistema de noras, num ou noutros casos por picotas.

A vinha é igualmente, importante, embora muitas vezes esteja, apenas, a marcar os limites dos campos de cultura.

Na indústria, a Fábrica de Papel do Penedo, situada junto ao Arouce e no limite sudoeste da vila, foi a primeira do país; fundada por italianos, com a participação do Estado, entre 1710 e 1715, reformada, mais tarde, pelo Marquês de Pombal, e a pertencer à Companhia de Papel do Prado desde 1889.

Uma certa tradição de indústria têxtil está hoje representada na indústria de alcatifas e a proximidade da floresta explica a existência de várias serrações e carpintarias.

Comércio e serviços concentram-se, quase exclusivamente, na vila. A Lousã é, para além de sede de concelho, um lugar onde se deslocam pessoas para comprar e vender produtos, para estudar, para tratar de assuntos administrativos e judiciais, para consultar médicos, etc.

A Lousã é cada vez mais, gratificada pela adesão turística na procura de paisagens e monumentos, para descansar do bulício urbano na paz da Natureza, ou para desfrutar de actividades complementares de todo este paraíso natural.

 

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE A LOUSÃ

O Concelho da Lousã está localizado no Distrito de Coimbra na zona denominada "Pinhal Interior". Está a uma distância de 27 Km da cidade de Coimbra cerca de 70 Km da Figueira da Foz. O Concelho é ladeado pelos Municípios de Vila Nova de Poiares, Gois, Miranda do Corvo, Castanheira de Pêra e Figueiró-dos-Vinhos.

Em relação a área total do Concelho da Lousã, podemos dizer que são aproximadamente 139,16 Km 2.

O artesanato da Lousã não é muito rico, para além das peneiras, crivos e mosqueiros, pouco ou nada existe com expressão de artesanato tradicional.

A gastronomia tradicional é típicamente Lousanense, pode ser vista e consultada no nosso "Roteiro de Gastronomia", disponível na Biblioteca Municipal da Lousã, ou no nosso Posto de Turismo. No entanto as Migas de Bacalhau, o Cabrito Assado, assim como a Chanfana e a Tijelada, são embaixadores da nossa genuína gastronomia tradicional.

Os locais de interesse para se poder disfrutar por completo da Lousã e das suas riquezas turísticas, são:

1. Castelo, Ermidas da Sra. Da Piedade e piscinas naturais;

2. Serra da Lousã, na sua vertente natural (Fauna e Flora);

3. Aldeias Serranas, típicas e superiormente enquadradas no meio natural que as envolve. Local obrigatório para uma visita;

4. Património Cultural na nossa Zona Histórica, constituído por casas solarengas do Séc. XVIII e XIX, dos quais destacamos a Capela da Misericórdia, datada do Séc. XVI. Nesta área destacamos igualmente os dois Museus existentes na Lousã, nomeadamente o Museu Municipal e o Museu Etnográfico.

O sua população neste momento situa-se nos 14.000 habitantes aproximadamente.

 

Artesanato/Festas/Romarias

Romaria da Srª da Piedade

- Lousã -

Realiza-se na Lousã, Vila sede de Freguesia e de Concelho, com o mesmo nome, normalmente em Abril e Maio.

As datas de realização são flutuantes, em função da Páscoa.

É organizada pela Irmandade de Nª Srª da Piedade.

Assim, em 1999, a Romaria da Nª Srª da Piedade tem as seguintes datas:

-18 de Abril : Domingo (2º Domingo a seguir à Páscoa). A imagem da Srª da Piedade, em andor, transportada pelos Irmãos, em procissão muito participada pela população do Concelho e dos Concelhos circunvizinhos, sai da sua capela na Ermida junto ao Castelo, em direcção à Vila, à Igreja Matriz da Lousã, onde fica.

-9 de Maio : Domingo (3º Domingo a seguir à data em que vem para a Igreja).A imagem da Srª da Piedade, em andor, transportada pelos Irmãos percorre as artérias da Vila, regressando novamente à Igreja Matriz da Lousã.

-13 de Maio : 5ª Feira (5ª Feira a seguir à Procissão). Procissão das velas, nocturna. A imagem da Srª da Piedade, em andor, transportada pelos Irmãos, percorre as artérias da Vila, regressando novamente à Igreja Matriz da Lousã.

-16 de Maio : Domingo (4º Domingo a seguir à data em que veio da Ermida para a Vila). A imagem da Srª da Piedade, em andor, transportada pelos Irmãos, em Procissão muito participada pela população do concelho e doas Concelhos circunvizinhos, sai da Igreja Matriz da Lousã, regressando à Ermida onde fica até ao ano seguinte.

 

Feira Anual da S. João

- Lousã -

Realiza-se na Lousã, e é a Festa do Concelho, congregando diversões, música e feira comercial e industrial.

Tem por referência o dia 24 de Junho - S. João e Feriado Municipal.

É organizada pela Câmara Municipal da Lousã.

A sua duração é de vários dias, tendo por referência não só o dia da semana do Feriado Municipal como o fim de semana.

 

Mostra de Artesanato da Lousã

-Lousã -

Realiza - se na Lousã, normalmente no 2º fim de semana de Setembro.

É feira de artesanato, com alguma incidência na gastronomia da região e de outras regiões, reunindo normalmente cerca de uma centena de artesãos de todo o país, com incidência sobre o trabalho ao vivo.

Tem um programa de animação que tem privilegiado o folclore de diversas regiões do País.

Pretende - se, também, estimular o artesanato local , dando - se possibilidade aos artesãos para mostrarem os seus produtos e abrindo-lhes as portas para participação em outros certames.

A sua organização é da responsabilidade da Câmara Municipal da Lousã.

 

Festa da Senhora da Pégada

-Foz de Arouce -

Realiza-se em Foz de Arouce, sede de Freguesia do Concelho da Lousã, em Setembro, normalmente no 2º fim de semana.

É uma festividade de características populares, com romaria e arraial popular com divertimentos, música e uma pequena vertente comercial.

A sua organização é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Foz de Arouce e da Comissão de Festas.

 

Feira da Castanha e do Mel Da Lousã

- Lousã -

Realiza-se na Lousã, no 1º ou 2º fim de semana de Novembro, sempre antecedendo o S. Martinho.

É uma Feira de Mel certificado e não certificado dos Concelhos que integram a Região Demarcada de Mel de Montanha da Serra da Lousã. Há lugar a convites a outras Regiões Demarcadas para participarem.

È uma Feira de Castanha, procurando-se promover o aproveitamento e rentabilização dos Castanheiros da Serra da Lousã.

Tem também uma vertente de venda de produtos derivados do mel (aguardentes, licores, velas de cera, etc.) e da castanha (doçaria) e uma importante vertente gastronómica.

É também importante jornada de sensibilização ambiental junto das escolas do 1º ao 3º ciclo.

A Feira está, ainda, aberta a organizações ambientalistas e de actividades de ar livre (ex. QUERCUS, FAPAS, CNE), aos estabelecimentos de ensino e a todos quanto tenham alguma ligação a estas temáticas (empresas de reciclagem, Serviços Florestais, etc.).

A organização é da responsabilidade da Câmara Municipal da Lousã.

 

Outras Festividades

- Concelho da Lousã -

Entre Junho e Setembro, em datas que variam de ano para ano, há festas de cariz religioso em quase todos os lugares do Concelho e da responsabilidade de Comissões locais, eleitas anualmente.

Destaque para:

- Festa do Santo António da Neve. Festividade que reúne os povos da Serra dos Concelhos da Lousã, Arganil, Góis, e Castanheira de Pêra. Assume um carácter de arraial popular com visita à Capela e convívio.

Esta Capela está situada no cimo de um monte (+/- 1100 m.alt.) e era local de encontro anual de povos que aí resolviam as suas questões (vide "O Malhadinhas", de Aquilino Ribeiro)a varapau.

A tradição desapareceu, tendo sido reiniciada em 1997.

- Festa de S. Lourenço, na Aldeia serrana da Silveira, em Agosto.

É uma das Festas dos Povos da Serra. Desertificadas as aldeias, os emigrantes regressam todos os anos e a festividade do seu lugar de origem é oportunidade de reencontro, de realização de negócios e de resolução de questões.

Esta é uma das mais importantes da Serra e caracteriza - se pela vertente religiosa - S. Lourenço (sai da Capela, há uma pequena procissão e regressa à Capela), e pela vertente popular, havendo lugar a pic - nic e a encontro anual de tocadores de concertina, havendo baile popular tradicional.

Este tipo de festividade acontece, com outros patronos em outras Aldeias (Candal, Cerdeira, Chiqueiro e Catarredor) com Capela.

 

CONCELHO DA LOUSÃ "FESTAS, FEIRAS E ROMARIAS´2000"

MÊS

DATA

DESCRIÇÃO DA FESTA

LOCALIDADE

DESCRIÇÃO DA FESTA

ENTIDADE ORGANIZADORA

Janeiro

14

Santo Amaro

Rogela

Religiosa

Comissão de festas local

19

Festa - Honra de S.Tomé

Ceira dos Vales

Religiosa

Comissão de festas local

Fevereiro

6

Romaria de S. Brás

Serpins

Religiosa / Popular

Junta de freguesia e Fábrica da Igreja

12 e 13

Mostra de Artigos de Caça e Pesca

Lousã

Desportiva

Clube de Caça e Pesca / CML

Maio

6

Romaria de Nª Srª da Piedade

Foguetes

Religiosa

Confraria da Sra da Piedade

7

Romaria de Nª Srª da Piedade

Procissão p/ a Igreja

Religiosa

27

Romaria de Nª Srª da Piedade

1 Semana de novenas / espectáculo

Religiosa

28

Romaria de Nª Srª da Piedade

Procissão na vila

Religiosa

Junho

1

Romaria de Nª Srª da Piedade

Procissão das velas

Religiosa

4

Romaria de Nª Srª da Piedade

Procissão p/ a Ermida

Religiosa

9 a 12

Festa - Honra de Sto. António

Casal de Ermio

Religiosa

Comissão de festas local

11

Festa - Honra de Sto António da Neve

Alto Serra Trevim

Religiosa

Jornais Mirante, Trevim, Castanheirense

22 a 25

Feira Anual de S. João

Lousã

Popular

Comissão de festas local

Julho

1 a 2

S. Silvestre

Regueiro

Religiosa

Comissão de festas local

8 a 10

Sra. Da Ajuda

Cume

Religiosa

Comissão de festas local

22

Encontro dos Povos

Sto. António da Neve

Popular

Jornais: Trevim, Olivante e Castanheirense

28 a 31/07

Festa - Honra Nª Srº da Saúde

Vale Maceira, Picoto,Portela

Religiosa / Popular

Comissão de festas local

Vale Domingos

Vale de Neira -a-Velha

29 a 31/07

Festa - Honra Nª Srª do Socorro

Serpins

Religiosa

Comissão de festas local

Agosto

6

Festa - Honra S. Lourenço

Silveira

Religiosa

Comissão de festas local

5 a 8

Festa - Honra de Sto António

Póvoa da Lousã e Olival

Religiosa

Comissão de festas local

5 a 7

Festa - Honra de Sta Eufémia

Cabanões

Religiosa

Comissão de festas local

7

Festa - Honra de Nª Srª Fátima

Cerdeira

Religiosa

Comissão de festas local

12 a 14

Festas do Clube Académico - Gândaras

Gândaras

Desportiva

Comissão de festas local

12 a 16

Festa - Honra de S. Bento

Cabeço do Moiro

Religiosa

Comissão de festas local

12 a 14

Festa - Honra de Nª Srª Ajuda

Prilhão

Religiosa

Comissão de festas local

26 a 28

Festa - Honra do Mártir S. Sebastião

Lomba de Alveite

Religiosa

Comissão de festas local

Setembro

8 a 10

XI Mostra de Artesanato da Lousã

Lousã

Artesanato / Gastronómica

Câmara Municipal da Lousã

9 a 11

Festa - Honra de Nª Srª da Pégada

Foz de Arouce

Religiosa / Popular

Câmara Municipal da Lousã

Novembro

1

Honra de S. Macário/ Dia de Todos os Santos

Vale Domingos

Religiosa

Comissão de festas local

4 e 5

XI Feira do Mel e da Castanha

Lousã

Gastronómica

Câmara Municipal da Lousã e Lousãmel

 

Roteiro Turístico da Lousã

1- Como Ir :

De Carro: O Trajecto mais fácil e mais rápido, partindo de Coimbra, é seguir pela Estrada da Beira (EN 17). Quem vem da A1, deve sair em Condeixa, seguindo via Miranda do Corvo, até à Lousã, sempre pela EN 342. Outra das Vias de Acesso possível é a EN 236 ( Lousã - Castanheira de Pêra).

De Comboio: C.P., Ramal da Lousã, com comboios todas as horas, partindo do Apeadeiro do Parque, em Coimbra.

De Autocarro: Rodoviária da Beira Litoral, vários autocarros originários de Coimbra com destino à Lousã.

 

2- O Que Visitar:

Sugere-se que inicie a visita vendo o miolo urbano mais antigo, onde o séc. XVIII marcou para a Lousã um notável período de construções particulares, de um aparato arquitectónico considerável, que hoje em dia se reveste de um interesse histórico e de Arte fundamental.

De seguida, torna-se indispensável a visita ao Complexo das Ermidas da Nª Srª da Piedade, Castelo e piscinas Naturais. Neste espaço podemos apreciar as ondulações suaves e os vales pouco profundos a ligarem-se em perfeita simbiose e harmonia.

 

3- Onde Passear:

O destino que obrigatoriamente se nos impõe de seguida, é a Serra da da Lousã com as suas Aldeias Típicas em Xisto.

Indo pela Estrada em direcção a Castanheira de Pêra (EN 236), deparamos com a Aldeia Serrana do Candal, com o seu pitoresco casario em Xisto, a 10 Km da Vila da Lousã.

Depois pode seguir-se até ao Alto do Trevim, ponto mais alto da Serra da Lousã (1204 m/alt.), onde se fica extasiado com o que a vista alcança.

Outra das alternativas, é ir até à "Catraia da Ti Joaquina", local onde existe uma placa com indicação para Cacilhas, iniciando assim o percurso de volta à Lousã pela Estrada Florestal.

Descendo pela Estrada Florestal somos presenteados por um conjunto de Aldeias Serranas em Xisto e por uma Serra Verdejante riquíssima em Fauna e Flora.

É também possível desfrutar dos prazeres de uma caminhada desde o Castelo até às Aldeias Serranas do Talasnal e do Casal Novo, bastando para isso que disponha de cerca de 3 horas e de um calçado confortável.

Nesta época estival também poderá ser uma alternativa agradável e refrescante, uma tarde bem passada numa das praias fluviais do Concelho da Lousã.

4- Onde Ficar:

Telef. 239 99 13 97

Fax: 239 99 43 35

Telef. 239 99 14 45

Fax: 239 99 39 15

Regueiro - Lousã

Telef: 239 99 10 52

Senhora da Graça - Serpins

Telef: 239 97 11 41

Alojamento para grupos:

Campismo e Caravanismo de Coimbra)

Telef: 239 83 34 08

Telef: 239 83 85 41

Foz de Arouce

Telef: 239 99 41 12

5- O que Comprar:

6- Actividades Locais:

 

7- Onde Comer:

Telf.: 239 99 11 62

Tel.: 239 99 15 55

Tel.: 239 99 38 51

Tel.: 239 99 34 89

Tel.: 239 99 46 40

Telf.: 239 99 21 33

Telf.: 239 99 21 33

 

Freguesia de Casal de Ermio

 

Actividades Lúdicas

- Clube Recreativo Ermiense.

Assistência / Saúde

- Extensão do Centro de Saúde da Lousã.

Transportes

- Rodoviária da Beira Litoral.

Turismo / Itinerários

- Rio Ceira (Passeios a pé pelas margens; Canoagem e Parques de Merendas), Praia Fluvial da Bogueira.

 

Freguesia de Foz de Arouce

Actividades Lúdicas

- Parque de Bungalows da Associação Cristã da Mocidade - Campo de Jogos; Grupo Desportivo Arouce Praia.

Assistência de Arouce / Saúde

- Extensão de Saúde da Lousã.

Gastronomia / Restaurantes

- Zé Padeiro; O Carocha.

Transportes

- Rodoviária da Beira Litoral.

Turismo / Itinerários

- Casa do Conde de Foz de Arouce (Séc. XVIII), Igreja Paroquial; Rio Ceira (Passeios a pé pelas margens); Canoagem; Parque de Merendas Monumento (Memória da Batalha de Foz de Arouce).

Alojamentos

- Parque do ACM.

Imóvel de valor Concelhio

- Casa de Foz de Arouce (Séc. XVIII).

 

Freguesia de Lousã

 

Actividades Lúdicas

- Clube Desportivo Lousanense (numerosas modalidades), Clube de Atletismo da Lousã, Clube Académico das Gândaras, Ginásio Clube da Lousã, Rugby Clube da Lousã, Montanha Clube, Associação Columbófila Lousanense, Piscina Municipal, coberta e aquecida. Existem dois Pavilhões Gimnodesportivos cobertos e vários polidesportivos descobertos, Court de Ténis, Percursos balizados de Montanha na Serra da Lousã, na área do Concelho. Rancho da Escola Secundária da Lousã e da AVEL, Rancho Folclórico "Estrelinhas" da Ponte do Areal, Associação Recreativa e Cultural de Vale de Maceira, Associação Cultural e Recreativa da Lousã, Trevim. Cooperativa Editora e de Promoção Cultural, C.R.L., Sociedade Filarmónica Lousanense, Associação Cultural e Recreativa do Padrão, Agrupamento da Lousã do Corpo Nacional de Escutas. Existem ainda, campos de futebol de terra batida e um campo de rugby relvado.

Assistência / Automóvel

- Postos de Abastecimento de Combustível, oficinas de desempanagem, pneus, etc, bem disseminadas.

Assistência / Saúde

- Centro de Saúde da Lousã e várias clínicas privadas de enfermagem e análises clínicas; extensão do Centro de Saúde no lugar das Levegadas, ARCIL (Associação para a Recuperação de Cidadãos Incapacitados da Lousã) e Santa Casa da Misericórdia.

Banca e Seguros

- Banco Pinto & Sotto Mayor, Banco Espírito Santo, BPI, Banco Fonsecas & Burnay, Caixa Geral de Depósitos e Banco Português Atlântico. Companhias de Seguros Mundial Confiança, Fidelidade, Bonança, Trabalho, Eagle Star, Global e representações de algumas outras.

Cultura / Ensino

- Escola Secundária, Escola E.B. 2, 3, Escola Profissional, Primárias e Pré-Primárias, Museu Municipal da Lousã, Prof. Álvaro Viana de Lemos, Museu Etnográfico da Lousã, Biblioteca Municipal da Lousã.

Edifícios Históricos e Classificados

Monumento Nacional: Castelo da Lousã, Pelourinho da Lousã.

Imóvel de Interesse Público: Capela da Misericórdia (Séc. XVI), Casa de Cima da Rua Nova (Séc. XVIII) e Casa dos Salazares da Viscondessa do Espinhal.

Imóvel de Valor Concelhio: Casa de Baixo dos Almeidas Serras, Casa do Fundo de Vila, Casa de Santa Rita ou do Casal dos Rios (todos do Séc. XVIII).

Gastronomia / Restaurantes

- Especialidades locais: Cabrito assado no forno, Chanfana, Migas, Tigelada, Doces à base de Castanha e do Mel (outras receitas típicas na obra "Roteiro de Gastronomia"). Restaurantes – Azenha, Casa Velha, Copa, etc.

Informação Geral

- Quartel da GNR, Palácio da Justiça, Repartição de Finanças, Tesouraria da Fazenda Pública, GAT, Centro de Emprego, Mercado Municipal, Parque Municipal de Exposições.

Transportes

- Ramal da CP - Coimbra / Serpins (passando pela Vila da Lousã - Apeadeiro e Estação) - Rodoviária da Beira Litoral.

Turismo / Hotelaria

- Pensão Residencial Bem-Estar, Residencial Martinho, Parque Municipal de Campismo, Casa-Abrigo na Aldeia de Talasnal / Serra da Lousã (do Clube de Campismo e Caravanismo de Coimbra), Casa na Aldeia de Talasnal / Serra da Lousã do MOCAMFE (Movimento de Campos de Férias, sediado em Coimbra).

Turismo / Itinerários

- Posto Municipal de Turismo, integrado na rede de Postos de Turismo da Região de Turismo do Centro, Casa da Natureza (sede do Projecto Montanha da Quercus para a Serra da Lousã), Percursos Pedestres balizados de Montanha, Troços para Todo-o-Terreno (Jipes, Motos ou Bicicletas de Montanha).

 

Freguesia de Serpins

Actividades Lúdicas

- Rancho Folclórico "Flores" de Serpins, Associação de Recreio, Cultura e Progresso da Valada, Associação Desportiva Serpinense (praticam-se várias modalidades), existe um Pavilhão Gimnodesportivo coberto e vários polidesportivo descobertos, Campo - Escola do Corpo Nacional de Escutas em Vale da Ursa, Rio Ceira (passeio a pé pelas margens, canoagem).

Assistência / Automóvel

- Postos de Abastecimento de Combustível com oficina de pneus, desempanagem, etc.

Assistência Saúde

- Extensão do Centro de Saúde da Lousã.

Cultura / Ensino

- Campo Escola do Corpo Nacional de Escutas em Vale da Ursa (destinado à formação de Guias, etc.). Edifícios Históricos, Jornal "Voz de Serpins" (quinzenário paroquial).

Gastronomia / Restaurantes

- Restaurante Adelina, Casa Ribatejo.

Informação Geral

- Mercado Municipal.

Transportes

- Ramal da CP - Coimbra / Serpins, Rodoviária da Beira Litoral.

Turismo / Hotelaria

- Campo Escola do Corpo Nacional de Escutas em Vale da Ursa, Parque de Campismo junto ao Rio Ceira, Praia Fluvial da Sr.ª da Graça.

Turismo / Itinerários

- Locais de interesse turístico - Mata da Margaraça (flora específica - folhosa), Rio Ceira (passeios a pé pelas margens, canoagem).

Imóvel de Interesse Público

- Pelourinho de Serpins (Séc.XVIII).

Imóvel de Valor Concelhio

- Fábrica de Papel do Boque.

 

Freguesia de Vilarinho

 

Actividades Lúdicas

- Rancho Folclórico e Etnográfico de Vilarinho, Clube Recreativo Vilarinhense, Estádio Municipal Dr. José Pinto de Aguiar (Campo de Futebol Relvado).

Gastronomia

- Adega da Vila.

Transportes

- Rodoviária da Beira Litoral.

Turismo / Itinerários

- Locais de Interesse Histórico, Locais de Interesse Turístico (Percursos pela Serra da Lousã).

Imóvel de Interesse Público

- Igreja Paroquial de Vilarinho (Séc. XVIII).

- Capela de Santa Rita em Fiscal (Séc. XVIII).

- Casa do Arco ou dos Magalhães Mexia (Séc. XVIII).

- Casa dos Lopes Quaresma (Séc. XVIII).

 

LOUSÃ

RESTAURANTES

 

1. "A AZENHA" (BURGO)

Localização: Ermida da Srª. da Piedade

Telef: 239 99 11 62

2. "O GATO"

Localização: Rua Dr. João Santos, nº 6

Telef: 239 99 46 40

3. "A CAVE"

Localização: Bairro do Penedo

Telef: 239 99 46 40

4. "CASA VELHA"

Localização: Praça Sá Carneiro, Lote 14 - cv

Telef: 239 99 15 55

5. "COPA"

Localização: Rua Gen. Humberto Delgado, Bl 3, r/c - Esq.

Telef: 239 99 38 51

6. "BORGES"

Localização: Rua Dr. João Santos

Telef: 239 99 34 89

7. "S. SILVESTRE"

Localização: Rua de Coimbra

Telef: 239 99 15 54

8. "UNIVERSAL"

Localização: Rua do Mercado

Telef: 239 99 14 21

9. "NUREMBERG"

Localização: Casal do Espírito Santo

Telef: 239 99 15 67

10. "ARUNCE"

Localização: Rua Dr. Pires Carvalho, nº 2

Telef: 239 99 11 83

11. "ADELINA"

Localização: Largo da Estação

Serpins

Telef: 239 97 14 21

12. RESTAURANTE "MIMOSA DA BEIRA"

Localização: EN 17

Foz de Arouce

Telef: 239 99 14 88

13. RESTAURANTE "D. MANUEL"

Localização: Praça Sá Carneiro, Lote 17

Telef: 239 99 34 48

14. RESTAURANTE "ADEGA DA VILA"

Localização: Manguela

Telef: 239 99 21 69

 

DISCOTECAS EXISTENTES

* DISCOTECA « Geração 2000 »

Localização : Rua do Proletariado

Período de funcionamento : 23H00 - 06H00

Telef: 239 99 48 15

* DISCOTECA « Gravidade Zero »

Localização : Rua de Coimbra

Período de funcionamento : 23H00 - 06H00

Telef: 239 99 48 15

 

ALOJAMENTO

Pensão Bem Estar **

Características dos Quartos

Tarifas

Cama de Casal 5.000$00 (2 PAX)

CONDIÇÕES: T.V., Telefone Directo para o Exterior, Sistema de Aquecimento.

OUTRAS CONDIÇÕES: Sala de Estar com Lareira e Serviço de Bar.

Pequeno almoço incluído nas tarifas.

CONTACTO: Av. Coelho da Gama

3200 Lousã

Telef.: 239 99 14 45 / Fax: 239 99 39 15

Residencial Martinho ***

Cama de Casal 5.000$00

CONDIÇÕES: Quartos com W.C. Privativo, T.V. Cabo, Telefone Directo para o Exterior

Sistema de Aquecimento Central

OUTRAS CONDIÇÕES: Sala de Estar com T.V., Parque Privativo para Viaturas, Pequeno-Almoço incluído nas tarifas.

CONTACTO: Estrada Nacional, nº 236

3200 Lousã

Telef.: 239 99 13 97 / Fax: 239 99 43 35

Telem.: 96 50 63 587

Casa da Eira (Turismo Rural)

Quarto com W.C. e Cozinha

7.000$00

Contacto: Casal de Ermio

3200 Lousã

Telef./Fax: 239 99 17 12

Telef. 239 99 18 60

 

 

CASAS PARA ALUGAR NA SERRA

Casal Novo

Dr. José Gama ( Coimbra) - Tel: 239 71 50 88

Sr. Pedro Gomes -  Tel: 239 99 13 81

Dra. Conceição Carvalho -  Tel: 239 99 13 59 - Tm: 91 430 13 95

Talasnal

Sr. Hermano - Tel: 239 99 34 56

Casa Abrigo - Tel: 239 83 34 08

Casa da Mocanfe - Tel: 239 83 85 41

Cerdeira

Kersthin Thomas - Tel: 239 99 46 21

Casa equipada com Tudo

(Junto à Escola Secundária da Lousã na Favariça)

Contactar: Dra. Conceição Carvalho - Tel: 239 99 13 59

Quarto Mobilado + casa de banho (1, 2 pessoas)

Sra. D. Mª de Luz Pereira Laranja Martins

Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Cabo Esq., Lote 3

3200 Lousã Tel: 239 99 41 87

Casa

Sra. D. Delina Isabel Soares Marques

Rua Eng. Duarte Pacheco

3200 Lousã - Tel: 239 99 15 80

COMBOIOS

LOUSÃ-(ap) - COIMBRA - PARQUE (ap)

Todos os dias

05.47 -» 06.33

09.22 -» 10.09

12.02 -» 12.48

14.37 -» 15.23

17.35 -» 18.22

20.18 -» 21.09

22.52 -» 23.38

Excepto Dom. e Feriados Oficiais

06.55 -» 07.40

07.32 -» 08.20

10.40 -» 11.28

13.20 -» 14.08

 

 

Excepto Sáb., Dom. e Feriados Oficiais

08.10 -» 08.52

16.05 -» 16.53

18.28 -» 19.09

19.02 -» 19.50

21.36 -» 22.23

 

COIMBRA-PARQUE (ap.) _ LOUSÃ-(ap)

Todos os dias

00.20 -» 01.11

07.10 -» 08.02

10.20 -» 11.14

13.00 -» 13.51

15.45 -» 16.36

18.40 -» 19.32

21.15 -» 22.09

Excepto Dom. e Feriados Oficiais

05.25 -» 06.17

07.50 -» 08.42

09.00 -» 09.51

11.40 -» 12.31

14.15 -» 15.09

 

Excepto Sáb., Dom. e Feriados Oficiais

09.42 -» 10.18

17.10 -» 18.05

17.53 -» 18.51

19.20 -» 20.12

19.55 -» 20.50

Excepto Sáb.

22.30 -» 23.21

 

 

HORÁRIO DOS AUTOCARROS

* Lousã  Þ  Arganil

Lousã Þ Arganil - 07h.15m

Arganil Þ Lousã - 18h.31m

* Lousã Þ Miranda do Corvo

Lousã 6.40   Þ  Miranda do Corvo 7.05 (a)

Lousã 7.40    Þ  Miranda do Corvo 8.05 (b)

Lousã 12.00  Þ  Miranda do Corvo 12.25 (a)

Lousã 17.35  Þ  Miranda do Corvo 18.00 (b)

* Lousã Þ Góis

Lousã 7.35  Þ   Góis 8.10 (a)

Lousã 7.15    Þ    Góis 7.50 (b)

Lousã 11.08  Þ   Góis 12.20 (a)

* Lousã   Þ   Coimbra

Lousã 6.20     Þ    Coimbra 7.15 (c)

Lousã 7.30     Þ    Coimbra 8.25 (c)

Lousã 8.15      Þ    Coimbra 9.00 (c)

Lousã 9.25     Þ    Coimbra 10.15 (c)

Lousã 10.55    Þ    Coimbra 11.45 (c)

Lousã 13.45    Þ    Coimbra 14.30 (c)

Lousã 17.30    Þ    Coimbra 18.20 (c)

Lousã 18.25   Þ   Coimbra 19.15 (d)

* Lousã  Þ  Pampilhosa

Lousã 7.55  Þ    Pampilhosa 16.41 (a)

Lousã 15.20  Þ  Pampilhosa 16.41 (c)

 

(a) Só ao Sábado excepto se for feriado

(b) Excepto Sábados, Domingos e Feriados

(c) Excepto Sábados, Domingos, feriados e Férias escolares

(d) Só ás 4as feiras, excepto se for feriado

* Partidas Café Avenida (Avenida Brasil)